quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A parceria ente Microsoft e o Governo de Goiás




Se em um passado não muito distante o computador era visto pelos professores como um rival na educação, hoje a situação em diversas escolas de Goiás é diferente. Muitos mestres estão se rendendo ao ‘admirável mundo novo’, um mundo que inclui e-mails, aulas à distância, redes de computadores...
A mudança de perspectiva está sendo notada na rede estadual de Goiás após a adesão do governo do Estado ao Programa Aluno Monitor – uma iniciativa da Microsoft para auxiliar alunos a gerenciar o laboratório de Informática da escola.
Os alunos monitores têm a oportunidade de realizar o curso e tornam-se aptos a exercer a função de monitores nos laboratórios. E, ao que tudo indica, o clima tecnológico já está conquistando a todos. De alunos a professores que nunca tiveram a oportunidade de clicar um mouse.
Vera Lúcia Miranda, de 38 anos, professora da escola estadual Instituto de Educação de Goiás, é testemunha desse “fenômeno”.
“Uma professora veio me contar que está ‘perplexa’ com seu desempenho”, diz Vera. “Antes, mal sabia ligar o computador, e, agora, com o auxílio dos alunos, já está tendo progressos com a máquina”, relembra, animada.
A função de Vera é articular atividades pedagógicas com o uso das tecnologias educacionais disponíveis na escola, de acordo com as disciplinas e conteúdos estudados pelos alunos. Em Goiás, estes professores recebem o nome de dinamizadores dos laboratório de Informática.
O gerente de Novas Tecnologias da Secretaria Estadual da Educação de Goiás, Zelmi Silva Mateus, percebe uma grande mudança no comportamento cibernético dos docentes.
“O professor deixou de ter medo do computador, percebeu que a tecnologia não é nenhum ‘bicho de sete cabeças”, salienta Mateus. “Eles viram que o computador pode ser um valioso aliado à prática pedagógica”.
Agora, nas escolas estaduais de Goiás é assim: aluno que é um pouco professor, professor que é um pouco aluno... todos construindo juntos o aprendizado com o auxílio do admirável mundo das novas tecnologias.
A caminho da inclusão digital
O Programa Aluno Monitor, curso de capacitação tecnológica da Microsoft para estudantes da rede pública de ensino, já conquistou 121 escolas estaduais de Goiás. E o número de alunos monitores impressiona: 735 alunos fazem parte do projeto.
A iniciativa tem feito sucesso e espera-se que, até o final de 2005, as escolas estaduais de todos os municípios do Estado contem com seu próprio laboratório de Informática.
“A meta é a inclusão digital. Também pretendemos garantir uma aprendizagem rica e voltada para as exigências da atual sociedade”, resume Zelmi.
Ariadne Assis da Silva, 14 anos, aluna monitora do Instituto de Educação de Goiás, está muito satisfeita em participar do projeto. “Somos privilegiados, podemos aprender muito e ainda ajudamos nossos colegas”, relata.
A fase presencial do projeto aconteceu em Pirenópolis, no centro-oeste do Estado. Agora, os estudantes aprendem pela Internet e têm apoio de tutores on-line por meio de ferramentas de comunicação, como e-mail, fórum e Chat.
A superintendente de Educação à Distância e Continuada da Secretaria Estadual da Educação de Goiás, Lydia Poleck, diz que a oportunidade que os alunos monitores estão tendo realmente deve ser aproveitada.
“Procuramos trabalhar com a Informática inserida na vida do aluno, integrada com as atividades de ensino. Este é um fator que os motiva bastante, os estudantes vêem a importância do programa para seu futuro profissional”, conclui.

Nenhum comentário: